quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Grandes reds - conseguirei aprender com os erros?

Agosto não correu mal. Dupliquei o montante das stakes e, mesmo assim, tive um lucro não muito diferente do de Julho.

A pressão psicológica da exposição acrescida fez-se sentir, mas estou satisfeito com a minha reacção - o não-prejuízo seria mais do que positivo dadas as circunstâncias.

No entanto, houve uma série de reds que tive durante Agosto que quero destacar. Foram significativos pois levaram-me quase metade do lucro. No final do mês ainda recuperei metade desse prejuízo.

O que se passou?


1) Os reds e o excesso de confiança combinado com displicência
A série de reds surgiu depois de uma série de excelentes greens. Devo ter pensado que era o maior...devo ter tirado os pés da terra. A concentração e a dedicação tem de ser máxima - do primeiro ao último mercado.


2) Os reds e as apostas recreativas.
A dada altura resolvi fazer duas apostas em cavalos...apostar apenas pela emoção - como quem joga na raspadinha. No final, perdi o dinheiro. Não foi muito, mas deveria ter ponderado melhor essa decisão. Gosto de apostar. Gosto da emoção da aposta. Mas, o trading nada tem a ver com "apostar" no sentido recreativo.

Apercebi-me que, de vez em quando, tenho necessidade de ser apostador recreativo. Assim sendo, defini uma meta de lucro a partir da qual posso realizar uma aposta desta natureza. Espero, desta forma, domar e saciar o apostador recreativo que há em mim.


3) Os reds e as ideias pré-concebidas
Além dos reds nos cavalos, destaco aquele que obtive no "Monaco v Toulouse" de 23 de Agosto.
O Mónaco era o grande favorito. Estive em back ao Mónaco toda a primeira parte. Tive algum "azar" pois a equipa monegasca falhou oportunidades flagrantes de golo. No intervalo decido reforçar o meu back.

Acontece que a segunda parte foi completamente diferente da primeira. O Mónaco criou poucas oportunidades de golo. Apercebi-me disso e se tivesse começado a analisar o jogo apenas na segunda parte teria começado por fazer lay ao Mónaco. Dado que já vinha com o back da primeira parte e do intervalo, fui incapaz de alterar o meu pensamento e as minhas decisões como trader. O jogo acabou 0-0 e eu tive um red de € 312.40 que me levou 1/3 dos lucros.

Veremos como corre o mês de Setembro.

Nos próximos dias talvez faça apenas o Irlanda do Norte v Portugal. Não estou muito confiante na selecção, mas pode ser que o ambiente adverso que irão encontrar motive os nossos jogadores. (Nani, Moutinho, Coentrão sem ritmo de jogo; acho que o Bruno Alves está muitíssimo lento; O Raúl Meireles já esteve em melhor forma; por outro lado temos o Postiga e o Licá numa boa forma; será que o Ronaldo vai-se vingar do empate que obtivemos em casa (1-1)?)

Abraço e bons greens!

4 comentários:

  1. Olá DarWin.

    Comecei a seguir o teu blog esta semana e estou a gostar imenso de o ler.

    Vejo que trabalhas maioritariamente nos mercados do futebol e que por norma optas por posições mais longas. Pergunto-te apenas se não te tens sentido afectado pela variância que decorre desse tipo de posições.

    Continuação de bons resultados e espero que possas manter este espaço de excelente leitura.

    Abraço,

    Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      Bem-vindo ao meu blog!
      Obrigado pelo teu feedback.

      Todos somos afectados pela variância das odds. Tens razão que quando apanho um golo contra a minha posição, o red acaba por ser considerável em relação ao valor da stake. No entanto, também temos de ver a possibilidade de que um golo a meu favor também pode trazer um ganho considerável.

      A verdade é que se tiver uma taxa de acerto elevada, então os greens poderão superar os reds. Quantas vezes um favorito que começa a ganhar acaba por perder o jogo? Quantas vezes um underdog começa a ganhar, mas depois sofre um golo?

      Eu não tenho por hábito falar dos meus maiores greens porque podem desviar a atenção do essencial. Do meu ponto de vista, é bastante mais valioso falar dos reds. É um bom começo saber o que não devemos fazer.

      Abraço e bons greens!

      Eliminar
  2. Olá, espero que setembro seja um mês cheio de greens para nós.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Guerreiro-de-luz.

      Assim espero e desejo para todos nós,

      Abraço e bons greens!

      Eliminar