quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Barcelona vs AC Milan

Não estava preparado para fazer nenhum jogo. Vi apenas a 2ª parte do Barcelona vs AC Milan. Ao intervalo estava 2-1 para os catalães. O Barcelona pareceu-me bastante superior e muito pressionante. Aos setenta e muitos minutos fiquei convencido - o Barça tinha tudo para ganhar e para marcar mais um golo - e fiz-lhes um back @ 1.10. Passados ± 5 min o Barça marca. Fiz quase €9. Fiquei contente por ter antecipado bem o golo do Barça. Grão a grão...
Abraço e bons greens!

9 comentários:

  1. Olá DarWin.

    Não vi o jogo e portanto não sei como estava a ser a "avalanche" ofensiva do Barcelona.

    Contudo, deixa-me alertar-te para esses backs a odds tão baixas na 2ª parte, ainda para mais a 20 minutos do fim. Um golo da equipa adversária (e sabemos que isso acontece...) levar-te-ia cerca de 70% stake com a maior das facilidades, para um ganho de aproximadamente 10% caso surgisse o golo a teu favor, tal como aliás veio a acontecer.

    Concordo que é possível encontrar acções deste tipo com valor esperado positivo e até era provável que neste caso assim fosse, contudo a variância deste tipo de acções é bastante elevada e como vens de um mês negativo julgo que deverias repensar esta estratégia. Mas não acho que tenhas feito nada de errado nem leves isto como uma crítica. É apenas a minha opinião, tendo em conta o mês anterior.

    Continuação de bons greens e vai continuando com o blogue, que tem um nível de leitura bastante agradável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      Sim também acho que houve um risco elevado no que fiz. Deixa-me só corrigir-te, pois o barça já estava a ganhar e o jogo estava talvez nos 77 min. Ou seja, mesmo que não houvesse mais nenhum golo, eu ganharia a aposta.

      A questão que levantas sobre a variância é bastante interessante. Gostaria de ter esse pensamento mais automatizado na minha cabeça.

      De qualquer das maneiras, tens toda a razão! Acho que tenho de ter cuidado com estes backs baixos. Obrigado pela tua opinião. É mais difícil ser imparcial quando não comentamos as nossas decisões de trading com outros traders. Partilhar bons e maus trades e receber um feedback é extremamente gratificante.

      Abraço,

      Eliminar
    2. Concordo com o Paulo, mas se tivesses feito a primeira parte terias ganho mais com exatamente a mesma táctica. Eu como não sou ainda um trader de MO, não mexi, mas até ao 2º golo do Barça (depois fui jantar) só dava Barcelona, penso até não ter existido qualquer remate à baliza por parte do Milan. E a odd estava a uns aceitáveis 1.29.

      Mas o Paulo refere algo com muito valor amigo, se num contra-ataque qualquer surgisse o golo do empate para o Milan farias o quê ?! Pela experiência acumulada, certamente não darias a tua analise por errada e até poderias perder bem mais do que os 70%, mesmo sem se dar por isso os efeitos dos meses anteriores não são assim tão rápidos a passar.

      Abraço

      Eliminar
    3. Olá Rui,

      Infelizmente não vi a primeira parte. Mas pelo resumo, o golo do Milan foi completamente contra a corrente do jogo.

      Percebo o que o Paulo e tu me estão a querer dizer...vou manter a serenidade e não me deixar influenciar pelo mês passado!

      Abraço

      Eliminar
    4. Rui,

      Nem mais. Repito que não acompanhei o jogo, mas se realmente houve um massacre por parte do Barcelona na 1ª parte, haveria mais valor em ter estado back nessa fase do que quando o DarWin o fez. E isto por uma razão muito simples e que vai de encontro ao que já falamos aqui: a variância das acções.

      Na 1ª parte a odd do Barcelona não deve ter mexido muito, portanto esse back @ 1.29 teria valor caso o jogo o justificasse. Se houvesse golo a nosso favor, óptimo. No caso de não haver golos provavelmente estaríamos em break-even. Se o Milan marcasse (mesmo que fosse improvável), não acredito que saíssemos com uma perda superior a 40%. Portanto: ganharíamos mais com este back na 1ª parte, perderíamos menos caso fosse contra nós = menor variância.

      Abraços!

      Eliminar
  2. DarWin,

    Eu sei que o Barcelona já estava a ganhar, mas não me referia à possibilidade de deixares a aposta correr até ao fim. Nesse caso já estaríamos a falar de uma pura odd de 1.10.

    Portanto partiste do princípio que em 100 jogos com as mesmas características, o Barcelona ganharia mais de 90. Foi como te disse, não vi o jogo e portanto não posso opinar nesse aspecto, mas acredito que esse raciocínio estivesse correcto, o que significa que a tua acção teria um valor esperado maior do que zero. A única coisa que te quis alertar foi para a variância elevada dessa acção, principalmente depois do teu mês negativo.

    Nem mais, concordo a 100% e acho que é ainda mais importante discutirmos as más acções, pois assim podemos sempre melhorá-las no futuro. Mas repito: não acho que tenhas tido uma má acção.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa que entendi mal parte do que escreveste.
      É como dizes, achei que havia valor naquele 1.10, tendo em conta todas as variáveis que analisei.

      Mais uma vez obrigado por me alertares sobre a variância.

      Abraço!

      Eliminar
  3. Apesar de não trabalhar em MO, variância, probabilidade, retorno, valor esperado etc etc etc é igual em todos os mercados, mas esse back nesse mercado com esse tempo de jogo decorrido não é de muito valor para trading. Como aposta pura se calhar até teve.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tens razão Durt (aliás em linha com o Paulo e o Rui).
      De facto, um golo contra nesta altura ia fazer disparar a odd do Barça.
      No futuro tentarei ter a variância mais em conta.

      Abraço

      Eliminar