sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Recapitular o que fizemos em cada jogo - transformar o excel

Para cada mercado que trabalhamos na Betfair, podemos fazer download de uma tabela tipo excel com alguns dados importantes relativos a cada entrada de mercado que realizámos. 
Neste post vou-vos mostrar de que forma eu altero essa tabela, tentando gerar informação útil [...]


O ficheiro original de download sobre cada mercado em que tivemos envolvidos tem variadas informações como a Selecção (no MO será equipa A, B ou empate), odd e valor da nossa posição, lay ou back, hora de colocação da aposta.

Eu pego nesta informação e transformo-a de maneira a poder reconstruir o "filme" do trading realizado nesse jogo, gerando uma série de informação que está presente indirectamente na tabela. 

A tabela que vos apresento refere-se ao jogo entre Eintracht e Porto, 2ª mão:



Legenda das Colunas:

1) # Bet: organizo as entradas por ordem cronológica e não por ordem de selecção;
2) resultado: actualização do resultado do jogo em cada entrada no mercado;
3) Selection: em que selecção abri a minha posição;
4) Odds: a que odd abri a minha posição;
5) Stake: valor da stake da minha posição;
6-8) Valor acumulado em cada selecção. Exposição/lucro máximo depois de abrir cada posição.
        Os valores de cada linha dependem dos valores das linhas anteriores.
9) sign? Esta coluna é uma indicação sobre se estou em lucro/prejuízo. Basicamente interessa quando está "(3)" a vermelho (que significa -3, ou seja, nas 3 selecções estou em red, isto é estou em red após fazer hedge) e também interessa quando está "3", que significa que estou em green nas 3 selecções.
10) Bet type: se a posição aberta foi de lay ou back
11) Tempo de jogo. Atenção que aqui o cronómetro não pára ao intervalo;
12) tempo entre apostas: tempo decorrido entre duas apostas consecutivas (em minutos). Por exemplo, entre a primeira e a segunda apostas passaram 25', e entre a segunda e a terceira passaram 37'.


Reparem que no 2-1, eu estava em red em todas as selecções e fiz um lay ao Eintracht (#bet 5) e o tal back tímino ao Porto (#bet 6) que falei num post anterior. 

Depois surge o golo do empate. Nove minutos depois do meu back ao Porto (# 6), faço uma série de apostas na abertura do mercado (#7-14), onde fico em green em todas as selecções, deixando um pouco mais de dinheiro no Eintracht.

Com o 3-2 volto a fazer hedge (# 15). Com o empate ainda faço mais uns € com dois backs (#18 e 19) e um lay ao empate (#20).


O que partilho com vocês é bastante privado. Acho que não faz sentido partilhar assim tão ao pormenor como faço os jogos, pois cada um é como é. O que posso fazer, é dizer como se transforma a tabela para obterem esta informação (é preciso usar umas fórmulas do excel e há colunas que ficam ocultas). Assim, cada um meus caros leitores poderá fazer algo semelhante ou ainda melhor ;)! 

A única informação que têm de introduzir na tabela é a hora a que o jogo se iniciou :)


Para mim é bastante útil. Aliás, podem ver que o post que escrevi sobre este jogo tem algumas incongruências com a tabela em termos de valores. Isto porque, uma coisa é a ideia que temos sobre o que fizemos no jogo, outra coisa é ter a tabela com o registo... 


Abraço e bons greens!

DarWin

6 comentários:

  1. Mt bom Darwin,
    acho que nunca reparei nessa folha para download e tb nao percebo patavina de excel, mas até gostava de manter um registo assim para mim..

    Sigo o teu blog à algum tempo e revejo-me bastante nos post e analises q fazes .. essa folha claro que é detalhada de mais, alias nunca vi ninguem a meter nada assim online =)
    ( mas tb se nao metesses nunca saberia q existe )

    Mantem os posts como sp, tens aqui um leitor assiduo
    Abraço e bons trades
    DRibeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá DRibeiro e bem-vindo ao blog.
      Pelas dúvidas para necessário dar algumas instruções sobre essa folha de cálculo.
      Para aceder à mesma tens de fazer o seguinte:
      1) liga-te ao link da betfair: My Account -> Betting Profit & Loss;
      2) Defines o período para apresentação dos mercados trabalhados, p.e. "Just for Today";
      3) Cada linha será um mercado; selecciona um à tua escolha;
      4) Aparece-te um quadro resumo com odds médias "*Average odds";
      5) Deves alterar essa opção, canto inferior esquerdo, "*Average odds: Off; agora já te aparecem todas as apostas feitas nesse mercado;
      6) Por último, basta fazer o download, canto superior direito onde diz "Download to Spreadsheet"; e já está.

      Tendo a tabela, o que faço é criar novas colunas com as informações desejadas.
      Como é um pouco complicado, foi fazer um post sobre o assunto.

      Espero ver-te mais por aqui a comentar :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Olá amigo

    Desconhecia por completo e assim que chegar a casa terei de reler bem este post e colocar-me ao trabalho, pois tenho muito para analisar esta semana!

    PS: Tens um email meu, abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui,

      Acho que estas tabelas te vão dar muito jeito. Ajudam imenso para perceber o nosso comportamento em cada mercado. Na verdade até é possível combinar vários mercados, caso tenhamos estado a trabalhar mais do que um para o mesmo jogo.

      Imagino que para ti, como trabalhas imensos mercados, vais ter muito com que te entreteres. Diverte-te!

      Abraço

      Eliminar
  3. Acho que depende um pouco do tipo de trading que se faz, quem faz mais scalping é dificil de analisar nesta folha. Mas para quem faz trading como tu, Daniel etc etc esta folha é brutal mesmo, vou testar certamente

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tiago Tomás,

      Percebo o teu ponto de vista, mas acredito que mesmo para scalping possa ser interessante em jogos muito específicos...Acho que vale a pena experimentar...

      Espero ao longo desta semana preparar um post com os passos para obter uma tabela semelhante à minha (que, como expliquei, tem vários acrescentos à tabela original).

      Abraço

      Eliminar