quinta-feira, 22 de maio de 2014

Trading: é possível ser consistente em part-time

Esta semana, o Daniel no seu blogue valoresperado, publicou um post (link aqui) muito interessante sobre os erros mais comuns no trading de apostas. Não irei comentar o post em si, mas antes basear-me em excertos de alguns comentários que surgiram ao mesmo:

"...Quem só tem uma ou duas horas por dia para dedicar ao trading, dificilmente conseguirá ter bons resultados. É a minha opinião." (excerto de um comentário do PC)

"No entanto mesmo para quem esteja em casa dos pais e não dependa do dinheiro do trading, mas esteja já a trabalhar em full-time, duvido que consiga ser consistente dedicando apenas um par de horas por dia ao trading. Mas claro, aceito outras opiniões." (idem) [...]
Não conheço muita gente no mundo do trading em apostas desportivas e por isso só poderei falar da minha experiência:

É perfeitamente possível ser consistente em part-time no trading. Mas tal como o PC disse também aceito outras opiniões.

Desde que decidi levar mais a sério esta actividade, tentando claramente o objectivo de ser consistente e de melhorar os erros, posso dizer que já tive um lucro de 10124% da minha banca inicial de há 18 meses. Não pensem que estou milionário, pois a banca inicial era inferior a 3 dígitos. 

Ainda considero que tenho imenso a melhorar, pois podemos fazer sempre melhor - nem que seja aumentar os lucros! 

Houve meses melhores e houve meses péssimos, mas sempre os encarei como parte da aprendizagem. O meu objectivo é melhorar a cada mês que passa. Aprender com os erros, conhecer-me psicologicamente nesta actividade.

Vejo o tempo que dedico ao trading como um investimento. O trading é para mim  um passatempo ou talvez  um part-time. Acho que tem imenso potencial e acho que tenho o perfil para ser bem sucedido (o que é sempre relativo) nesta actividade.

Não dedico muitas horas por mês ao trading. Aliás, podem passar-se mais de cinco dias sem que faça qualquer jogo. Por exemplo, este mês fiz trading em 13 de 22 dias e em média estive dedicado à volta de 1 hora por cada dia. Não é muito, ou melhor, é quase nada. Mas ainda assim, fiz 20% da minha banca inicial. Para mim, é um bom resultado tendo em conta as horas que investi.



Alguns pontos importantes que gostaria de frisar:

- Numa fase inicial, depender do trading para pagar as contas essenciais da casa é prejudicial ao desempenho do trader. Esse cenário cria uma pressão acrescida que levará o trader a tomar decisões precipitadas. 

- Quem se dedica mais tempo ao trading tem a vantagem de ganhar mais experiência. Aprenderá mais em menos tempo.

- O trading não é para todos. Não acho que a experiência seja tudo. Não acho que toda a gente do mundo poderá ter sucesso no trading, desde que trabalhe muito.

- É preciso aprender com os erros e querer corrigi-los. Todos sabemos onde erramos e quando erramos. É preciso reflectir sobre os erros e arranjar soluções para não os voltar a fazer. 

- O trading é como o xadrez. Para cada posição que abrimos, temos de já ter equacionados os cenários possíveis para a fechar (cenário: "Tendência de jogo mantém-se", cenário: "Tendência de jogo inverte", cenário: "Expulsão (a favor/contra)", cenário: "Golo (a favor/contra)", cenário: "jogador importante lesiona-se", cenário: "equipa está nervosa", cenário: "equipa falha todos os passes", cenário: "árbitro caseiro", etc). Mas todos estes cenários, poderão/deverão ser actualizados à medida que o jogo avança.


Gostaria de saber a vossa opinião e experiência passada/presente. É possível ser trader consistente em part-time?


Abraço e bons greens!

DarWin

7 comentários:

  1. Boa tarde Darwin,

    eu acho que é possível, uma vez que nos últimos meses o tenho feito e até agora tem corrido tudo bem(de salientar o até agora, uma vez que não são assim tantos meses). Podia ter corrido melhor, mas ainda estou a ganhar traquejo.

    Quanto aos pontos que falas no final, estou de acordo com todos eles, em especial com o último. Julgo ser ainda mais importante abordar o trading como se aborda o xadrez se tivermos menos tempo disponível, uma vez que teremos menos jogos para recuperar de um possível red, o que pode levar a que se termine o dia com saldo negativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo contigo barritos. Quando se fazem menos jogos, a variância é maior e por isso é crucial ter consistência. No extremo, se fazemos apenas 1 jogo por mês, então ou é green ou é red! e é bom que seja green!

      Abraço

      Eliminar
  2. Olá caro Darwin!

    Sim é totalmente possível tirar bons resultados com um par de horas por dia, conheço exemplos concretos que apenas dispõem de 2 a 3 horas por dia (talvez um pouco mais ao sábado) e chegam ao fim do mês e têm mais um ou dois ordenados para juntar ao do emprego dito normal.

    De tudo o que disseste, concordo cada vez mais com "o trading não é para todos", ao início causava-me confusão como seria possível algo que para mim era tão básico e outros não conseguiam fazer melhor, mesmo que já fizessem trading há mais tem e/ou tivessem mais tempo livre para o fazer!

    É óbvio que a experiência conta, mas como dizes e bem, ou se sabe.... ou não se sabe!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "...e têm mais um ou dois ordenados..." - Espero lá chegar um dia!!!!

      O trading não é mesmo para todos...A questão é complexa, muito embora para fazer trading só temos de carregar nuns botões...mas não é como fazer equilibrismo.

      A questão é quando, onde e com quantas fichas carregamos no botão do rato!! Penso que algumas pessoas nunca conseguirão passar certas barreiras na sua evolução como traders...tal como eu nunca passarei certas barreiras como trader.

      Abraço

      Eliminar
  3. Eu acho que qualquer um pode fazer trading, não pode é fazer qualquer tipo de trading...senão era complicado fazer um bot por exemplo. è possível treinar para perceber quando está a acontecer situação A e situação B e fazer x ou y, sem grandes apreciações. O problema é que uma pessoa normalmente se faz 5€ nesse processo, vai querer ganhar 10,m 20 e por aí fora e aí é que pode ir para patamares com que não consegue lidar.

    ResponderEliminar
  4. Olá Darwin,

    Venho acompanhando seu blog há alguns meses, e é muito bom ver a forma profissional que trata sobre o assunto. É muito difícil encontrar um blog assim (os outros que conheço geralmente fazem postagens superficiais para tentar conseguir afiliados) e poder trocar experiências num mercado que sofre o preconceito de ser visto como "jogo de azar".

    Sobre o assunto, vejo como mais uma profissão: sempre haverá o bem-sucedido, o mau profissional, o amador, o "sortudo",etc. Concordo contigo em todos os pontos e realmente sei que trader não é para todos.

    Mas esta profissão traz algo de bom: com números não se discute. Sempre vai haver alguém que se dedica poucas horas por semana e está sempre ganhando dinheiro (a longo prazo, é claro) e também haverá aqueles que trabalham mais de oito horas por dia nisto e estarão sempre quebrados.

    Parabéns mais uma vez pelo blog, um abraço e até a próxima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Douglas,

      Fico contente em saber que acompanhas o blog e que consideras que trato o trading de forma profissional. O blog ajuda-me a reflectir sobre como faço trading e espero com isso melhorar ao longo do tempo. Muitas vezes sabemos que erramos, mas não reflectimos sobre isso. Da mesma maneira que outros blogs me ajudaram a ser mais rigoroso e crítico, também tento que este meu blog possa ajudar outros.

      Cada um tem a sua opinião e eu concordo contigo: o trading não é para todos, embora, em teoria, todos teriam essa capacidade. É como fazer natação: toda a gente, em potência, poderia fazer natação de competição. No entanto, um requisito essencial é, pelo menos, saber nadar - preferencialmente mais rápido que a média - e isso não é para todos. Com o trading é igual. Para ser-se consistente tem-se que ultrapassar certos obstáculos e seguir certas formas rigorosas de actuar. Por diversas razões, nem toda a gente consegue atingir esse nível.

      Abraço,

      DarWin

      Eliminar