segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Balanço final 2013 trading

Todos nós temos talentos. Mas será que os exploramos eficientemente? Faremos render os nossos talentos? 

Eu ainda não me considero um trader consistente. Apenas aspiro ser. Quero ser. Mesmo! O ano que passou, foi o ano em que decidi avaliar objectivamente a minha actividade como trader. Até então nunca o tinha feito (pelo menos de forma objectiva). 

Defini, igualmente, que no final do ano faria um balanço e teria de tomar a decisão de continuar ou não com o trading - dependendo dos resultados. Se o balanço fosse positivo, tomaria a decisão de continuar.



Em 2013, entrei em mercados de 470 jogos. Em média, por cada red obtive 3 greens. Em média, o valor dos reds foi 2.5x superior ao dos greens.

Apesar de um saldo positivo (e também é verdade que tive um mês de Outubro claramente atípico negativamente), também é verdade o seguinte (ainda que seja um exemplo figurativo): 

1) por cada jogo de 90 minutos feito, estive até ao minuto 68 a fazer dinheiro para cobrir os custos (reds).

ou

2) em cada 4 jogos feitos, só comecei a fazer dinheiro para mim na segunda parte do último jogo.


...bem, visto nesta perspectiva, nem percebo como obtive P&L em 2013 de €1710.91.

----------

De qualquer das maneiras, sei que evoluí como trader. E sinto que estou perto de me tornar um trader (amador) consistente. O que sei que me falta e que espero estar muito melhor no final de 2014 é o seguinte:

1) Identificar clara e objectivamente TODAS as minhas oportunidades;
2) Avaliar e definir o risco antes de abrir CADA posição;

2013 acabou. Com 2013 acabou também o apostador recreativo que há em mim. Ou melhor esse acabou ontem ;). A sério, está enterrado. Estou decidido! Gambler? no more


Abraço e bons greens!


DarWin

6 comentários:

  1. Não sei o que diga!

    Somos muito, mas mesmo muito distintos!

    Se te sentes satisfeito com o P&L de 2013 é fantástico, é meio caminho andado quando nos sentimos bem com os nossos lucros e sabemos lidar com as nossas perdas!

    417 mercados, para mim isso é pouquíssimo, lol.

    E começa aí a distinção, 417 mercados faço em meia semana, e não é de agora, já quando andava a vendedor o fazia, mas entendo perfeitamente que esse número possa ser aceitável para o teu tipo de trading, que é muito mais analista (analise de jogo leia-se) que trading puro!

    Continuação com o bom caminho, gambler arruma-o bem arrumadinho, mas sabes bem que de quando em vez lá temos nós de meter uma moedita aqui ou ali ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui,

      Na verdade não estou muito satisfeito com o P&L. Estou mais satisfeito com as melhorias que fiz no meu trading. Neste momento é o mais importante: estou a evoluir. O P&L é positivo, mas poderia ter sido muito melhor, não fosse aquele "Outubro vermelho".

      Como o trading não é o meu trabalho, acabo por não ter muito tempo disponível. Nem consigo imaginar quantos mercados fizeste em 2013! Mas atenção que eu falo em jogos e não em mercados. Por vezes, num mesmo jogo entro em 2 ou 3 mercados. Mas em 95% dos casos faço apenas um mercado.

      Gambler tem de estar na casota. Vou tentar guardar um mercado por mês para fazer de forma recreativa!

      Abraço

      Eliminar
  2. Força nisso Darwin. Saber tirar conclusões é caminho andado para a progressão.
    É bastante impressionante que tenhas registado o teu trading de modo a fazeres essa análise com esse critério. Acredita que só uns 5% das pessoas que ganham algum o fazem. Mas é assim que evoluis com qualidade, peso e medida.

    Boa sorte para o 2014, com muitos greens e bons reds (tem que ser).

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá PP,

      Obrigado pelo comentário e pela motivação que nele expressas!

      Espero estar no caminho certo para evoluir positivamente.

      Essa dos reds já aceitei. A única questão é que têm de ser apenas reds avaliados objectivamente e que não ultrapassem o risco inicialmente definido!

      Abraço

      Eliminar
  3. Mantendo essa consistência, e quando seguires aumentar as stakes, no minimo 4x ou 5x, conseguirás tirar um bom ordenado. E estou a por as coisas por baixo, só tens razões para estar contente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Durt,

      Só espero que tenhas razão! Para isso trabalho.
      Veremos como corre este ano!

      Abraço

      Eliminar