terça-feira, 18 de março de 2014

Desempate por grandes penalidades. Sistema justo ou injusto?

Encontrei um estudo que analisou o resultado final de desempates por grandes-penalidades [1]. O resultado não é surpreendente, mas é relevante. 

Os investigadores analisaram 2731 grandes-penalidades de 262 jogos decididos por este último recurso para o período compreendido entre 1970 e 2008. [...]


Sem ir muito ao detalhe, mas sabendo que os investigadores tiveram em conta as características das equipas envolvidas ou o suporte (ou não) do público, os dados sugerem que a equipa que inicialmente teve a primeira marcação de penalti ganhou em 60.5% das vezes.


Um factor decisivo, segundo os investigadores, é o mecanismo psicológico associado a liderar o resultado ou a "correr atrás" do resultado. Extrapolando para a nossa realidade: é a diferença entre fazer render uma freebet ou recuperar de um red (mas sem chegar a green). Haverá alguma diferença psicológica entre esses dois cenários?


Dado que é mais provável marcar um penalti do que falhar, então é mais provável a 1ª marcação resultar em golo e essa equipa liderar o marcador. Consequentemente isso traduz-se numa maior percentagem (significativa) de vitórias para a equipa que primeiro remata.

A solução poderia passar por um mecanismo semelhante ao tiebreak do ténis. Mas, a quem interessa manter este sistema?

A ter em conta para o Mundial ;)


Abraço e bons greens!

DarWin


P.S. Estas estatísticas valem o que valem...


[1] Jose Apesteguia, Ignacio Palacios-Huerta, 2010. "Psychological Pressure in Competitive Environments: evidence from a randomized natural experiment". American Economic Review. 100(5): 2548-2564

3 comentários:

  1. o teste esta feito apenas no geral.

    Se fosse mais aprofundado daria muito que falar, ja que vai depender do psicologico do jogador que ira marcar. O estudo em que da a probabilidade de 60% para quem marca 1º tambem nao diz se quem marcou 1º teria realmente mais probabilidade ou nao, tanto em termos de melhores marcadores com de GR.

    Era um estudo bastante mais trabalhoso e mais relativo ja que é dificil dizer em alguns casos quem tem realmente mais probabilidade de ganhar nos penaltis

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, pois há outros factores a ter em conta.

      Mesmo assim, independentemente dessas variáveis que não tiveram em conta, 60% das equipas que tiveram o primeiro penalti a seu favor ganharam o jogo.

      Por outras palavras, seria EV+ ter apanhado a odd da primeira equipa acima de ±1.75 (corrigindo as comissões), antes de iniciar a marcação dos penaltis.

      Isto é tudo bastante discutível. E talvez cause mais confusão que esclarecimento. Mas não deixa de ser interessante!

      Abraço

      DarWin

      Eliminar
    2. por alguma razao a odd baixa sempre que quem marca 1º... no entanto julgo que nunca chega a 1.80.

      seria interessante fazer esse estudo, mas visto haver tao poucos jogos nestas condições nao sei se compensa o trabalho

      Abraço

      Eliminar