quinta-feira, 11 de julho de 2013

Objectivos no Trading: 1) Consistência nos Ganhos


Qualquer trader com sucesso tem consistência nos ganhos ao longo do tempo. Todos buscamos essa consistência. Mas como a definimos? Esta é a minha opinião:


1) Relativo vs. Absoluto
Antes de mais, penso que a consistência é relativa a cada pessoa. Depende dos nossos objectivos, do tempo que dedicamos ao trading, depende também do valor que vamos arriscando.

No entanto, é absolutamente essencial que, independentemente de como medidos a consistência nos ganhos, o lucro aumente com o período - quantos mais mercados tivermos feito, maior será o lucro.


2) Confiança
A confiança no que fazemos é essencial. Caso contrário, apenas pode significar que estamos a depender demasiado da sorte. Ou seja, a consistência nos ganhos passa também por confiarmos no que estamos a fazer e sentirmos que isso tem um valor esperado positivo a médio/longo prazo.

3) Vale a pena?
Até podemos ver a nossa banca crescer todos os meses, mas imaginem que fazemos uma média de 100 mercados/mês e que o lucro resultante corresponde a 5% do salário mínimo nacional. Será que vale a pena? Vemos o nosso esforço recompensado? Será que, se dedicássemos esse mesmo tempo noutra actividade, teríamos um retorno financeiro muito superior?

Eu, neste momento, estou satisfeito com o (pouco) tempo que dedico ao trading. É uma actividade complementar que me dá imenso gozo e algum retorno financeiro. A confiança que tenho no meu trading aumenta de mês para mês (mas ainda tenho muito, muito que melhorar). Acho que vale a pena a dedicação que tenho dado ao trading, principalmente porque vejo muito potencial nesta actividade (o gráfico é o resumo da minha actividade nos últimos meses).

Em conclusão, vejo o trading como um investimento a médio/longo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário