segunda-feira, 15 de julho de 2013

O Melhor e o Pior da 1ª metade de Julho 2013

Antes de falar de Julho, devo dizer que o mês de Junho foi mau. Neste ano de 2013, tive dois meses com saldo negativo (Janeiro e Junho). O problema é que fui para valores negativos nos últimos 2 mercados do mês. Já em Maio tinha perdido grande parte do lucro do mês nos últimos dois mercados. Parece que há um padrão que não posso repetir...provavelmente fico mais desleixado no final do mês. Tenho de corrigir isso. Também vos acontece?

Passemos agora ao "Melhor e Pior":

O Pior
Football / England (W) v Spain (W) : Match Odds

start time: 12-Jul-13 19:30
P&L: -12 €

Não se trata do red mais elevado, mas sim do mais infantil.

Apostar por apostar. Estava a ver um pouco do jogo (2ª parte) na televisão e fiz uma boa leitura. Estava a pensar que se estivesse a trabalhar este jogo faria um lay à Inglaterra - naquele momento estava 1-1.

A verdade é que a Espanha marcou passados uns 10 min (1-2, 86 min). Fiquei contente por estar a fazer uma leitura correcta, mas ao mesmo tempo estava com pena de não estar a trabalhar esse jogo.

De uma forma mais ou menos impulsiva, peguei no tlm e fiz login na Betfair. (erro infantil: 1) não estava em minha casa, 2) não estava recolhido e concentrado, 3) estava-me a deixar levar emocionalmente).

Não fiz qualquer aposta durante uns minutos, pois estava a avaliar a reacção das inglesas. Decidi não fazer nada. Poucos minutos depois a Inglaterra empata (2-2, 89 min).

Nesta altura, o bichinho de apostar foi mais forte e fiz back de 12 € ao Empate @ 1.06. Foi mesmo por impulso, nem fiz uma avaliação nem nada...apostar para tornar aqueles minutos mais emocionantes. Correu mal, pois a Espanha marcou mesmo no fim (2-3, 93 min).

Aceitei bem o red, mas ri-me da minha infantilidade (És mesmo idiota - pensei). Não posso e não devo ser superficial quando se trata de trabalhar jogos em trading. Ponto final.

O Melhor
Football / Panama v Martinique : Match Odds

start time: 12-Jul-13 01:30
P&L: 20.99 €

Jogo meio parado na primeira parte (0-0, HT). Na segunda o Panamá (favorito) esteve mais forte e os outros estavam muito fracos. Nesta altura estava a avaliar a possibilidade de fazer lay ao empate (quando a odd chegasse ao 1.50) , pois não estavam a fazer nada de nada.

Aos 72 min houve um cartão vermelho para o Martinique  Se já achava que poderia haver um golo antes da expulsão, fiquei ainda mais confiante depois da expulsão. 

Fiz então lay ao empate @ 1.61 com 22 EUR (aos 74 min). Achei que ainda havia muito jogo e pareceu-me uma boa odd tendo em conta o tempo que faltava para o fim do jogo e também que o Martinique estava a jogar com 10. 

Passados 11 min houve golo do Panamá (1-0, 85 min). Fiz hedge no mercado com back de 1.42 € ao empate @ 25.

7 comentários:

  1. Olá, vais ter mais um leitor deste excelente espaço. Eu á ando nisto do trading há sensivelmente 3 anos em praticamente part-time. Os lucros não são consistentes por várias razões. Já andei a experimentar desde correct score, passando pelos unders e agora fxxei-me de vez no MO. A minha forma de trabalhar é igual ao Daniel (mas ainda tenho muito que aprender) e também andar em lay a quem não cria perigo seguindo alguns citérios para fechar. Relativamente ao teu impulso no jogo das W, quem é que nunca teve ? Já agora gostava, se quiseres claro, que disseses como é a tua forma de trabalhar nos vários aspetos (tempo, resultado a favor e contra etc...).

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá guerreiro-de-luz! Eu também ando há alguns anos nisto, e também nunca ganhei grande coisa. Agora começo a sentir mais confiança e também consistência.

      Não consegui perceber porque é que os teus lucros não são consistentes. Ainda não encontraste o teu mercado favorito? ou achas que é o MO, mas ainda te falta mais alguma coisa? segurança nas decisões? eu, por vezes, ainda sou muito indeciso. Na verdade, vou começar a anotar no papel aquelas decisões (apostas "teóricas") que não chego a executar...é que me parece que na maioria das situações até estaria correcto. Mas isso acontece porque ainda me falta ganhar mais segurança no meu trading.

      Relativamente à minha maneira de trabalhar, posso dizer-te que tento aprender ao máximo com o Daniel e o João e também vou analisando o que o Pedro Real vai fazendo. Gosto bastante de pensar em probabilidades e de as comparar ao longo dos jogos. Nunca penso quanto é que quero ganhar, prefiro antes pensar quanto é que estou disposto a perder. Obviamente, esta disposição varia ao longo de um jogo.

      Além disso, estou muito atento à parte psicológica do trading. Gosto muito de perceber como reage um trader nas diversas situações que partilha...seja em futebol ou cavalos; gosto de perceber como organizam o seu dia, como se preparam antes de cada evento, como reagem aos greens e principalmente aos reds; se têm algum momento que favoreceu uma mudança radical. Enfim, tenho a certeza absoluta que trabalhar a parte psicológica é tão importante como preparar um jogo.

      abraço

      Eliminar
    2. Já fui leitor mais assíduo do academiadasapostas. Ainda passo por lá. Além disso, vou consultando outros blogs e já li alguns livros sobre trading ou sobre mercados financeiros.

      Eliminar
  2. Olá, eu tb passo por lá, academiadasapostas, para ver como param as modas. O que eu tento aprender com o daniel é perceber quando há odds de valor ou não e essa parte não é fácil. A minha inconsistência tem haver com disciplina e controlo emocional, posso dizer-te que a minha taxa de acerto, em 10 é 7, mas os 3 que perco levam-me parte da banca mas isso, acho eu, é passado.Também como tu às vezes fico indeciso relativamente a tomadas de decisões.Para perceberes o meu perfil, tenho 47 anos a caminho dos 48(agosto)sou de lx mas moro em samora correia, trabalho numa empresa de comunicação social, portanto não tenho muito tempo disponível para trading,joguei futebol federado desde os 12 anos, a minha carreira de jogador da bola (não futebolista,hi,hi,hi...) terminou abrubtamente aos 32 anos na 1ªdivisão de futsal (sassoeiros), depois fui treinador de futsal e em 2 anos subi uma equipa de divisão da distrital para a divisão de honra.Tive convites para treinar outras equipas mas devido à minha profissão tive que deixar a prematura carreira de treinador. Concluindo,tenho horas, dias, anos de futebol mas esta experiência não me faz, para já, um bom trader.Mas há quem diga, e eu concordo, que não é necessário perceber muito de futebol para viveres do trading, basta perceberes a movimentação das odds se vão descer ou subir e em que momento. Eu relativamente aos movimentos já os "apanho" há algum tempo, nem sempre com a rapidez devida, mas apanho, e sei, em algumas vezes prever quando a dita dispara por aí a cima.
    Desculpa o extensivo texto mas gosto de me apresentar quando sinto que o posso fazer, mas raramente o faço.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que te sentes à vontade para te apresentares.
      Poucos somos os que lemos este blog.

      Dizes que a tua inconsistência deve-se à falta de disciplina e de controlo emocional.

      Falta de disciplina nos jogos que fazes? falta de preparação dos jogos? falta de disciplina nas entradas que fazes? falta de disciplina a fechar reds (stop losses)?

      E o controlo emocional? achas as stakes que usas deixam-te nervoso? pouco confiante? ou quando começas a perder...começas a arriscar mais...indo atrás do prejuízo...e acabas por perder muito mais do que estavas à espera?

      Eu, por vezes, não aceito bem quando vejo um red a crescer...cada vez mais acho que essa preparação para aceitar o red tem de ser feita antes da aposta (aliás, tenho a certeza disso). O que evito fazer é: apostar a ver no que dá...essas são muito perigosas...isso é como uma pessoa casar com outra a ver no que dá...mmm...parece um mau presságio!

      Eliminar
    2. Olá, falta-me disciplina nas entradas que faço pq ainda não sei bem se há valor nem determinada odd. O controlo emocional é que me parte todo, não sou de ir atrás do prejuízo mas fico KO e não devia, devia pensar que amanhã há mais futebol.Outra das razões é não definir uma estratégia e tb não definir o valor que posso perder.

      Abraço

      Eliminar
    3. Olá guerreiro-de-luz. Eu também ainda tenho alguns problemas em relação a algumas entradas que faço. No entanto, a mim ajuda-me olhar para a evolução do mercado (MO) e tentar perceber quando há alterações mais rápidas das odds. Além disso, procuro entrar onde tenho mais confiança (lay à que está a jogar muito mal ou back à equipa que controla o jogo e que está a ganhar).

      Em relação ao controlo emocional isso é algo que só tu podes aprender. Como toda a gente escreve por aí, o red é normalissimo. O importante é termos a confiança de saber que os greens irão cobrir os reds.

      Por último, tens de ter uma estratégia. Tens de olhar para os jogos que fizeste e perceber onde ganhas mais dinheiro e onde perdes mais dinheiro. Cada vez mais acho que antes de cada aposta temos de estar preparados para a perder (ou parte dela).

      Houve uma altura, há uns meses atrás, em que eu disse para mim mesmo: não vou continuar a perder tempo aqui nas apostas, se não vou ganhar dinheiro com isto. Aliás, agora acho que é uma falta de respeito para comigo mesmo quando faço um jogo de uma forma displicente...isso já não pode acontecer.

      Eliminar